quinta-feira, 31 de março de 2016

Bolo de banana saudável - super molhadinho

Essa foi uma daquelas invenções que a gente quase tem certeza que não vai dar certo. Eu estava com muita banana madura e queria variar, fui procurar uma receita de bolo e descobri que não tinha ovos. Procurei uma receita de bolo sem ovo, mudei quase tudo e deu muito certo! Ficou molhadinho, saboroso, e bem saudável para um bolo. Como de costume, fiz nas forminhas pequenas e congelei. Vou tirando e mandando de merenda: nunca voltou! A pequena adora.


Ingredientes:
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/3 de xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/4 de xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 bananas (usei prata) - uma amassada, outra picada
  • 1/2 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:

Em um recipiente, junte todos os ingredientes, deixando as farinhas e o fermento para o final. Misture bem até ficar homogêneo, e então acrescente as farinhas e o fermento, peneirando para não encaroçar e deixar a massa leve. Bata devagar com auxílio de um fouet, com as mãos mesmo, até ficar homogêneo e todos os ingredientes bem integrados.

A massa não ficou bonita e nessa hora eu tive certeza que não ia dar certo:



Preaqueça o forno a 180°C.

Coloque na forma de sua preferência e leve para assar por aproximadamente 40min, verificando o ponto com auxílio de palito.

Retire do forno, desenforme, e coma na hora que preferir. O congelamento funciona, basta tirar uns 30min antes de comer.

Nota:
Como foi uma receita inventada e eu fiz nas forminhas pequenas, acredito que se usar uma forma maior o tempo de forno será maior - vá verificando pois não sei o tempo que levará para assar em outro formato.

Dicas:
Li outro dia algumas dicas para bolos de uma confeiteira e compartilho algumas que gostei muito com vocês:
  1. Sempre, para preparar qualquer bolo, preaqueça o forno por pelo menos 15min. É o tempo necessário para que todo o interior o forno atinja a mesma temperatura e o bolo não asse de maneira desigual;
  2. Nunca abra o forno com menos de 20min, nenhum bolo assa antes desse tempo, e ficar abrindo o forno atrapalha o cozimento;
  3. Para um bolo fofinho, adicione as farinhas por último, sempre misturando o mínimo possível. Farinha muito trabalhada sova e sola;
  4. Peneirar a farinha dá leveza à massa e facilita a homogeneização da massa.
Espero que gostem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!