segunda-feira, 2 de maio de 2016

Bolinho de arroz integral assado e sem farinha de trigo

Há muito tempo eu queria fazer bolinho de arroz no forno, na tentativa de algo diferente, gostoso e saudável. Só não esperava que fosse dar tão certo! Fiz arroz integral com cenoura e vagem para o almoço, temperando e cozinhando normalmente e usei a sobra para a mistura que depois de ir ao forno ficou espetacular. Quis substituir a farinha de trigo do bolinho tradicional e no lugar usei goma de tapioca e polvilho, talvez isso tenha contribuído para a textura e sabor que combinaram tão bem, além dos legumes e a opção pelo arroz integral, que tornou a guloseima mais saudável. O único porém da receita é a necessidade de forminhas para assar os bolinhos, a massa fica bem líquida e não dá para assar sem algum tipo de forma, seja de cupcake ou de outros formatos, mas formas pequenas e não tabuleiros ou assadeiras grandes. O bolinho vai bem como complemento para o almoço, ou como entrada, lanche e tira gosto.


Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz cozido temperado (arroz de sua preferência, com legumes ou sem)
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1 ovo (quase sempre uso caipira)
  • 1 colher de sopa de goma de tapioca
  • 2 colheres de sopa de polvilho azedo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 de xícara de queijo (parmesão ou minas frescal) - ingrediente opcional

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até que estejam bem integrados. Disponha em forminhas antiaderentes (eu uso de silicone) e leve ao forno preaquecido a 220º por aproximadamente 25min, cuidando para não queimar e verificando a consistência.


Eu tenho essa forma de silicone que tem o formato ideal para bolinho de arroz, mas dá para fazer em outros formatos, só o tempo de forno que pode variar. Não encha as forminhas até a boca, essa mistura cresce um pouco no forno.

Rendimento da receita: 12 bolinhos de aproximadamente 2cm x 3cm x 5cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!