terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bruschetta simples de tomate

Estou com mania de fazer bruschettas quando fazemos algo em casa. Tenho feito de um jeito super simples que tem ficado delicioso. Anota aí e chama os amigos para experimentarem.


Ingredientes:
  • 1/2 baguete do tipo italiana
  • 2 tomates italianos médios (maduros, porém firmes)
  • 4 ramos de manjericão
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão in natura ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal rosa
Preparo:

Corte a baguete em fatias de pouco menos de 1cm e disponha em travessa refratária ou tabuleiro, para ir ao forno.

Higienize e pique os tomates em cubos médios, sem descartar as sementes, e coloque em uma vasilha. Higienize o manjericão e use apenas as folhas, picando-as finamente e juntando ao tomate já picado. Nessa mistura acrescente o azeite, o sal e quase todo o queijo, reservando uma pequena parte para a finalização das bruschettas. Misture.

Coloque a mistura de tomates sobre as fatias de pão sem usar o caldo que se forma no fundo da travessa. Salpique um pouco de queijo ralado em cada montagem e leve ao forno preaquecido a 200º por aproximadamente 10min, ficando de olho para não queimar a parte de baixo.

Retirar do forno e servir imediatamente.

Dicas:

- Pode usar o pão de sua preferência, mas recomendo optar por um tipo italiano, como ciabatta ou baguete simples. Os pães do tipo francês, na maioria nos lugares, tem o miolo muito mole, o que dificulta o corte e faz com que a bruschetta não fique muito firme quando assada.
- Sobre o queijo ralado, uma dica que dou é comprar queijo parmesão ralado na hora em alguma casa de frios e congelar. É um ingrediente curinga e assim você tem sempre o queijo à disposição, que não se compara aos de pacotinho. É só tirar na hora de usar que ele desgruda fácil fácil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!