domingo, 15 de novembro de 2015

Biscoito de queijo caseiro

Essa receita é uma das poucas que funcionou na primeira tentativa. O resultado é incrível e agradou aos adultos e às crianças. Me lembrou muito aqueles biscoitos caseiros de queijo que compramos em feiras que tem um formato parecendo um rocambole, conhecem? A facilidade e rapidez no preparo também fazem a receita ganhar destaque e entrar para a lista das minhas favoritas para o dia a dia, em substituição aos pacotinhos. Ótima para lanches com a criançada, merenda e até tira gosto para os adultos!


Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado (parmesão natural, não o de pacotinho)
  • 1/3 de xícara de queijo minas frescal ralado
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/3 de xícara de leite (usei integral)
  • 1 colher de chá de sal rosa
Modo de preparo:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes com as mãos, até que forme uma massa lisa e a manteiga esteja totalmente integrada à massa. A massa deverá soltar das mãos e estar firme.

Em uma superfície lisa, limpa e seca, abra a massa com auxílio de um rolo. Gostei mais dos biscoitos que ficaram fininhos, pois ficaram bem crocantes. Acho que a espessura ideal da massa crua é de mais ou menos 0,3mm. Após a massa aberta, corte com cortadores de metal ou com faca, no formato que desejar.

Coloque em forma antiaderente e leve para assar em forno preaquecido a 200º por aproximadamente 20min, tirando assim que estiverem dourados.

Por aqui os biscoitos duraram mais de 10 dias em pote bem vedado, para manter os biscoitos crocantes. Caso murchem, é só voltar com eles ao forno que voltam a ficar crocantes.

Notas:

- A receita rende  aproximadamente 150g de biscoitos. Caso o consumo seja alto, recomendo dobrar ou triplicar a receita.
- Os biscoitos diminuem ao irem ao forno, portanto, pode colocá-los bem pertinho na assadeira, mas sem encostar uns nos outros.
- Eu gosto de usar ralo grosso para os queijos, para que fiquem bem aparentes e saborosos após os biscoitos serem levados ao forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!