sábado, 22 de agosto de 2015

Biscoito amanteigado de banana

Tentando tirar os industrializados o máximo possível aqui de casa, comecei a procurar receitas de biscoitos. Vou testar várias e aos poucos vou postando aqui as que eu gostar. Este acabou sendo invenção minha, mesclando várias receitas que vi e acrescentando a banana, para tentar colocar algum nutriente. Achei delicioso, mas como ofereci em formato de cachorro, animal que a Marina ama, venera e delira ao ver, ela não quis comer e não sei dar o parecer dela, mas mandei para a escola e a professora falou que todos os colegas comeram e gostaram.
A receita é facílima, amei o resultado e vou me arriscar mais nos biscoitos.

Os biscoitos prontos

Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/3 de xícara de açúcar mascavo
  • 1 banana bem madura amassada com garfo
Modo de preparo:

Misturar todos ingredientes e amassar bem com as mãos, até que a manteiga esteja totalmente integrada à massa, sem pedaços. A massa deverá soltar das mãos e estar bem firme.

Modelar como desejar (usei as forminhas de animais da foto aí de baixo) e levar ao forno preaquecido a 160° por aproximadamente 15min, vigiando bem para não deixar queimar por baixo. Quando começarem a ficar dourados por baixo, é hora de tirar. Os biscoitos saem moles do forno, mas ficam firmes logo que esfriam. Observação: essa medida de temperatura e tempo está com base nos meus biscoitos (que ficaram com aproximadamente 0,5cm de altura) e pode variar para outros formatos.

A receita rendeu 20 biscoitos de cachorrinho, com medida aproximada de 5cm x 3cm.

Modelo de forminhas usadas por mim

Notas:
  • A manteiga não pode estar muito mole, se não a massa não dá liga;
  • Como a medida de 1 banana varia muito, adicione a farinha aos poucos, pode ser que use um pouco mais ou um pouco menos.

Um comentário:

  1. O biscoito de banana é sucesso com todos aqui de casa. A receita é muito saborosa! E super fácil de fazer. Fiz, gostei, refiz e apaixonei!

    ResponderExcluir

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!