quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Risoto de Parma com banana

O título pode não atrair, mas garanto que o sabor é sensacional e um dos melhores (se não o melhor) que já comi. Aprendi no curso de risotos que fiz, mas lá a receita ensinada era de Parma com figo (daqueles que vem em calda), e como não é uma coisa que não comemos com facilidade, achei que não valeria abrir uma lata gigante daquelas para usar dois pedaços e sobrar o resto. Substituí pela banana e não perdeu em nada! O doce da banana quebra o sal do parma e cria um sabor suave e muito harmonioso. 


Ingredientes (para duas pessoas):

  • 200g de arroz arbório
  • 1 banana prata pequena madura
  • 2 fatias de presunto de Parma - reserve meia fatia para decoração
  • 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/3 de xícara de cebola picada em cubos pequenos
  • Aproximadamente 500ml de caldo de legumes para risoto (veja nas notas ao final da receita)
  • 80ml de vinho branco seco
Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola picada com 1 colher de manteiga, até a cebola ficar esbranquiçada. Adicione o arroz e o presunto de Parma fatiado, e deixe refogar, até que as bordas dos grãos comecem a ficar transparentes e o meio branco. Então, está na hora de adicionar o vinho branco. A etapa da bebida ácida é essencial, pois é o ácido que fará com que o arroz libere seu amido, que é o que fará com que o risoto fique cremoso. Espere o vinho branco evaporar completamente e adicione o caldo de legumes até cobrir o arroz. Continue mexendo até que essa água evapore. Repita o processo duas vezes, sem exagerar na quantidade de caldo. 

Quando o arroz secar pela última vez, é hora de finalizar o risoto. Desligue o fogo e vamos à finalização.

Adicione a segunda colher de manteiga, o queijo parmesão e a banana fatiada. Mexa bem até que o queijo esteja completamente derretido. Prove e veja se o sabor está bom, corrigindo com sal se necessário. Nunca precisei colocar, pois o sal do queijo parmesão e do Parma costumam ser suficientes.

Finalize decorando com chips de Parma. É fácil, fácil. Coloque meia fatia de Parma no microondas sobre um guardanapo por 30 segundos. Se ainda não ficar crocante, coloque mais 30 segundos. Está pronto. Quebre-o da forma que preferir e decore o risoto.

Bom apetite!


 Notas:

- O caldo de risoto tradicionalmente é feito com legumes in natura, que cozinham por muito tempo, mas para um preparo rápido, use o caldo de legumes pronto, em pó, procurando um com muito pouco ou sem nada de sódio.
- O Parma também pode ser adicionado na finalização, mas o sabor fica concentrado nas fatias e não é tão bem transferido para o arroz. Colocado no início do processo, o sabor fica bem mais intenso e, na minha opinião, melhor.
- A banana eu fatiei no sentido longitudinal, dividindo em 4 pedaços, e depois cortando em pedaços de aproximadamente 3 dedos. Então, ficam "palitos" de banana parecidos com um dedo mindinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!