sábado, 7 de novembro de 2015

Geleia de laranja caseira

Outro dia, no curso de risoto, o chefe que estava ministrando o curso ensinou a fazer geleia de morango. Achei tão fácil, rápido, prático, barato e versátil, que logo quis fazer uma aqui em casa também. Maas claro que não quis fazer a de morango. Nem do jeito que ele ensinou. Fui logo modificando as proporções e alterando muita coisa que vi na internet para fazer uma geleia de laranja. E olha, o resultado fez tanto sucesso que já repeti a receita três vezes! A família daqui gosta da geleia de laranja com pedaços, e essa receita fica exatamente assim.

Se eu soubesse da facilidade, já tinha entrado nessa de geleias há muito tempo.


Ingredientes:
  • 4 laranjas Pêra Rio
  • 1/3 de xícara de açúcar demerara (ou cristal)
  • 2/3 de xícara de água


Modo de preparo:

Lave bem as laranjas. Faça suco de três delas e escolha a laranja com menos verde na casca para usar inteira.

Pique a quarta laranja de forma que a casca tenha tamanhos de aproximadamente 2cm de comprimento por 0,5cm de espessura. Você vai usar a laranja inteira: parte branca, casca, bagaço, gominhos... Só não esqueça de retirar os caroços!

Junte em uma panela o suco (sem coar, tirando apenas os caroços), a água e o açúcar, e leve em fogo baixo mexendo bem até o açúcar incorporar:

Calma! A família é grande e aqui foram 12 laranjas. =D

Deixe no fogo por aproximadamente 40min, até ganhar consistência, mexendo de vez em quando.

Uma boa estratégia para saber quando está pronta é pingar uma gota na bancada e esperar esfriar. Se quando fria estiver com a consistência de geleia, está pronto. Ela ganha muita firmeza depois que esfria.

Agora é só escolher seu uso preferido e aproveitar.

O chefe do curso disse que essas geleias caseiras duram no mínimo 6 meses na geladeira, em pote de vidro e bem tampadas. As daqui não duraram mais que uma semana, então não posso confirmar a informação.

Por aqui já saiu queijo coalho com geleia de laranja e risoto de geleia, ambos muito bem aprovados. Usem a criatividade e compartilhem comigo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!