sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Empadão de frango - massa com iogurte e farinha integral

Essa receita foi resultado de inúmeras receitas "misturadas", e que funcionou maravilhosamente bem! As visitas amaram e repetiram, e eu também aprovei! Não é light, mas é um lanche que compensa e, feito em casa, é sempre melhor!




Ingredientes para a massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
180g de manteiga
180g de iogurte natural (usei caseiro integral)
1 colher de chá de sal rosa
1 gema de ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio:

650g de peito de frango limpo e desfiado (veja aqui como desfiar facilmente o frango)
2 tomates pequenos picados em cubinhos
1 cebola média
1/3 de molho de salsinha
1/3 de xícara de shitake seco (opcional)
Pistilos de açafrão (opcional)
1 + 1/2 xícara de leite (usei integral)
2 colheres de sopa de fécula de mandioca
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de azeite para refogar

Modo de preparo:

Recomendo começar pelo recheio, que não recomendam que seja colocado quente na massa (confesso que só faço isso porque é o que dizem, mas já pesquisei e nunca encontrei a justificativa para isso).

Se optar por colocar o shitake (que eu tenho um saco enorme no armário e adoro colocá-lo nas receitas porque acho que fica delicioso), hidrate-o colocando de molho na água por alguns minutos. Quando estiverem hidratados, pique-os em pedaços bem pequenos para que a cada garfada venha um saborzinho de shitake.

Pique a cebola em cubos pequenos. Refogue-a com o sal e o azeite, acrescentando o shitake e deixando dourar levemente. Coloque o frango desfiado em seguida e acrescente os pistilos de açafrão e o tomate, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por pouco tempo. Acrescente a salsinha. Dissolva a fécula de mandioca no leite e misture na panela para dar cremosidade. Existem outras formas de espessar, mas eu tenho a fécula de mandioca em casa e aproveito para isso, mas se desejar pode usar outro espessante, pois não interfere no sabor.

Para o preparo da massa, misture a farinha com a manteiga, o iogurte e o sal em uma bacia e vá trabalhando com as mãos, até que fique uma massa homogênea que desgrude das mãos. A manteiga pode ser usada gelada mesmo, à medida que você vai trabalhando a massa ela vai dissolvendo e se integrando aos demais ingredientes.

Hora de preparar o empadão: Divida a massa ao meio e cubra o fundo e a lateral de uma fôrma com fundo removível (ou outra de sua preferência - usei uma de 28cm de diâmetro) com a massa, deixando-a o mais fina possível e em seguida coloque o recheio. Abra o restante da massa, com as mãos ou com auxílio de rolo e cubra o empadão. Decore como desejar, pincele com a gema de ovo e leve ao forno a 180° por aproximadamente 30min. Ficou maravilhoso!

O que já fiz outras vezes e que também funciona muito bem é montar em forminhas individuais e congelar ainda cru, aí é só passar a gema na hora de assar. Quebra um bom galho nas emergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!